O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) abriu consultas públicas sobre “eventuais negociações comerciais” entre o Mercosul e os Emirados Árabes Unidos e a Índia. A informação foi divulgada pela revista Crusoé.
As manifestações devem guiar as negociações do bloco com os dois países. O Brasil tem, durante o segundo semestre deste ano, a presidência do bloco, que ainda conta com Paraguai, Uruguai e a Argentina.
A abertura das consultas públicas é um passo importante para a concretização dos acordos. O MDIC vai analisar as contribuições recebidas e, posteriormente, apresentará um relatório ao Conselho do Mercado Comum (CMC), órgão máximo do Mercosul.
O Brasil tem interesse em ampliar o comércio com os países asiáticos. Os Emirados Árabes Unidos são um importante mercado para produtos brasileiros, como carne bovina, soja e milho. A Índia é um mercado potencial para produtos brasileiros, como commodities agrícolas, carne e calçados.
A eleição presidencial na Argentina, que ocorre neste domingo, 22, também pode influenciar as negociações. O candidato libertário Javier Milei, que aparece como um dos favoritos, sugeriu retirar o país do Mercosul.
A saída da Argentina do Mercosul seria um duro golpe para o bloco. O país é o segundo maior mercado do Mercosul, atrás do Brasil.