Lula supera FHC e domina ranking de viagens internacionais em primeiro ano de governo

Lula ultrapassa FHC em viagens internacionais em seu primeiro ano de governo e lidera ranking

O histórico de viagens internacionais dos presidentes brasileiros durante seus primeiros anos de governo teve uma mudança significativa neste ano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva superou o recorde de Fernando Henrique Cardoso, ao realizar 20 viagens ao exterior nos primeiros oito meses deste ano, de acordo com dados do Itamaraty. A viagem mais recente a Angola em agosto possibilitou que Lula ultrapassasse FHC, que tinha realizado 19 viagens ao exterior em seu primeiro ano de mandato em 1995.

A notoriedade do presidente petista fica ainda mais evidente com uma rápida visão do ranking dos presidentes brasileiros que mais viajaram durante o primeiro ano de governo. Lula não apenas subiu ao terceiro lugar, mas também detém a primeira e a segunda colocação. No primeiro ano de seu segundo mandato, o petista realizou 36 viagens internacionais, enquanto no início do seu primeiro mandato foram feitas 33 viagens.

Os compromissos do presidente no exterior ainda prometem aumentar, com planos para viagens à Índia, Cuba e Estados Unidos antes do seu procedimento cirúrgico no quadril, marcado para o mês de setembro.

Alguns outros ex-presidentes brasileiros ao redor de FHC estão mais abaixo no ranking. Dilma Rousseff, também do PT, ficou bem próxima ao sociólogo ao realizar 18 viagens em seu primeiro ano de governo. No entanto, o presidente que menos viajou durante seu primeiro ano no cargo foi Michel Temer, sucessor de Dilma após seu impeachment, ao registrar apenas seis viagens internacionais, chegando a fazer menos viagens até mesmo que Itamar Franco, que fez nove viagens.

Os dados trazem a tona um retrocesso à histórica quantidade de viagens internacionais de presidentes brasileiros nos primeiros anos dos últimos mandatos presidenciais, com Lula desafiando a tendência ao fazer um número recorde de viagens internacionais em seu primeiro ano de governo.