O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva embarcará para Havana nesta sexta-feira (15), onde se encontrará com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e participará da Cúpula do G77, grupo composto por 134 países em desenvolvimento. No sábado (16), Lula também se reunirá com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Qu Dongyu.
Após a participação na cúpula, Lula seguirá para Nova York para comparecer à Assembleia-Geral da ONU entre os dias 19 e 23 de setembro. O presidente discursará no evento, mantendo a tradição do Brasil de ser o primeiro país a falar na agenda. Juntamente com o presidente norte-americano, Joe Biden, Lula trabalhará em uma iniciativa global em defesa do trabalho decente, uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU em 2015.
A iniciativa conjunta entre Brasil e Estados Unidos visa garantir emprego pleno e produtivo e trabalho digno para todos, incluindo mulheres, jovens e pessoas com deficiência, assim como a remuneração igual para trabalhos de igual valor até 2030.