Havana, Cuba – A Cúpula do G77, que acontecerá em 2023, reunirá líderes e representantes de mais de 100 países em desenvolvimento para debater os principais desafios enfrentados pelo Sul Global e promover cooperação e desenvolvimento econômico.
O Grupo dos 77, criado em 1964, é a principal organização de países em desenvolvimento das Nações Unidas e conta com uma presença significativa no cenário internacional, com 134 membros, incluindo a China, que afirma não ser formalmente parte do grupo.
A reunião deste ano, a ser realizada em Havana, terá como tema central a Ciência, Tecnologia e Inovação, temas cruciais para o desenvolvimento dos países membros. Esta é a primeira vez que Cuba sedia a Cúpula do G77 desde que ingressou no grupo em 1971.
O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, estará presente na cerimônia de abertura, juntamente com diversos chefes de estado, como o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, Alberto Fernández da Argentina, Gustavo Petro da Colômbia, Abdelatif Rashid do Iraque e Xiomara Castro, de Honduras.
Além da cúpula, o G77 realizará a 35ª Reunião Anual de Altos Funcionários em 20 de novembro e a 47ª Reunião Anual de Ministros das Relações Exteriores no dia 22.
A Cúpula será uma oportunidade importante para fortalecer a cooperação entre os países em desenvolvimento e estabelecer metas comuns em relação ao desenvolvimento e políticas sustentáveis, contribuindo para um futuro mais próspero e integrado entre os países membros.