Lula enfrenta queda de popularidade com 37% de aprovação, enquanto rejeição cresce 2%, revela pesquisa Ipec

O terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em exercício desde janeiro deste ano, tem gerado discussões por todo o país. À frente de seu governo há nove meses, o presidente, que também lidera o Partido dos Trabalhadores (PT), busca firmar a sua popularidade em meio a uma sociedade fragmentada politicamente.

Segundo uma pesquisa recente divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia (Ipec), antigo Ibope, nesta segunda-feira, 4, a administração de Lula é aprovada por 37% dos brasileiros. Além disso, o estudo registra uma reprovação de 28% da população, sendo que ambas as vertentes analisadas apresentaram uma variação de 2%.

Contudo, o saldo positivo do presidente caiu, demonstrando um leve declínio na preferência dos brasileiros por sua gestão. De forma simultânea, a reprovação subiu, o que aponta que a atuação do presidente está causando maior insatisfação entre os cidadãos.

A pesquisa também revela que, para 32% dos entrevistados, a gestão de Lula pode ser considerada regular. Nesse sentido, uma considerável parcela da população não se posiciona de maneira exacerbada nas perspectivas de aprovação ou reprovação, mas se coloca em uma posição mediana em relação à administração do PT.

Com uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%, a pesquisa do Ipec reitera a difícil tarefa que o presidente Lula enfrenta para consolidação de sua popularidade. Mesmo sendo um político reconhecido nacional e internacionalmente, Lula segue com o desafio de equilibrar a atuação do seu governo em um quadro político notavelmente polarizado.