O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva convidou e será acompanhado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece em Nova York, Estados Unidos, a partir de terça-feira (19). Lira se juntará à comitiva presidencial no dia da abertura do evento, pois tem compromissos com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) no domingo (17) e na segunda-feira (18).
De acordo com informações do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, Lira buscará atrair investimentos nas áreas de transição energética e outros setores em reuniões com empresários brasileiros e norte-americanos. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também estará presente no evento.
Em discurso recente, Lula destacou que terá uma relação “verdadeira” com o Congresso, sem preocupações em dialogar com deputados e senadores. Durante sua viagem a Nova York, o presidente participará do encontro do G77 e da Assembleia Geral da ONU, onde pretende abordar temas como a guerra na Ucrânia e buscar uma solução pacífica para o conflito.