Lula defende que Dilma merece pedido de desculpas pelo impeachment

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante um evento do novo PAC no Piauí, defendeu na última quinta-feira que a antiga presidente Dilma Rousseff merece um pedido de desculpas pelo impeachment que sofreu há sete anos. Lula disse: “Dilma foi condenada por uma pedalada. E, agora, a Justiça Federal de Brasília absolveu a Dilma, disse que ela não cometeu crime. Algum pedido de desculpas, em algum momento, alguém vai ter que fazer”. Foi a primeira vez que o ex-presidente comentou sobre o assunto desde a absolvição de Rousseff em Brasília.

No mesmo dia, a própria Dilma Rousseff, também fez comentários na Internet, recordando a data do seu impeachment, chamando-a de “o aniversário do golpe”. Rousseff usou as redes sociais para partilhar parte do seu discurso proferido em 31 de agosto de 2016, após o Senado Federal decidir pelo seu impeachment. Ela relembrou: “O Senado Federal tomou uma decisão que entra para a história das grandes injustiças. Os senadores votaram pelo impeachment, escolheram rasgar a Constituição Federal. Decidiram pela interrupção do mandato de uma presidenta que não cometeu crime de responsabilidade. Condenaram uma inocente e consumaram um golpe parlamentar”.

Esses comentários públicos feitos pelos dois presidentes têm repercutido na mídia e nas redes sociais, ressurgindo debates acerca do impeachment de 2016. Resurge, uma vez mais, as questões de sua legalidade e democracia, além dos papéis desempenhados pelos legisladores e o judiciário no processo.