O governo federal marcou para a próxima segunda-feira, 30, uma reunião para tratar da crise da segurança no Rio de Janeiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou para uma conversa os ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Defesa, José Múcio.
Também deve participar da conversa o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos.
Durante a reunião serão discutidas as ações das Forças Armadas no estado, que sofre com uma onda de violência desde o início desta semana. Outro ponto a ser debatido é a possibilidade de aumento no efetivo da Força Nacional no estado.
A decisão de convocar a reunião foi tomada após uma série de ataques a ônibus e carros de polícia no Rio de Janeiro. Na última quarta-feira, 25, um ônibus foi incendiado no centro do Rio, e um policial foi morto a tiros em um bairro da zona oeste da cidade.
O governo federal já enviou 2.000 militares para o Rio de Janeiro para reforçar a segurança. Os militares estão sendo usados para patrulhar as ruas e atuar em ações de inteligência.
A reunião de segunda-feira será uma oportunidade para o governo federal avaliar as ações das Forças Armadas no Rio de Janeiro e definir as próximas medidas a serem tomadas para conter a violência no estado.