Lula Cita Mbappé Sobre Avanço da Extrema Direita na França em Discurso

Presidente destaca posicionamento do jogador francês em relação às eleições legislativas na França.

Lula Cita Mbappé Sobre Avanço da Extrema Direita na França em Discurso - Ricardo Stuckert/PR

Lula Cita Mbappé Sobre Avanço da Extrema Direita na França em Discurso - Ricardo Stuckert/PR

Durante um discurso realizado em Campinas (SP) nesta quinta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trouxe à tona a declaração recente do jogador francês Kylian Mbappé, que convocou os franceses a não permitirem que fascistas, nazistas e a extrema direita assumam o poder em seu país.

“Vocês viram a declaração do Mbappé? Ele convocou o povo francês a não permitir que os fascistas, nazistas e a extrema direita governem a França. Porque ele sabe os problemas de ter extremistas no poder”, afirmou Lula durante seu pronunciamento.

Mbappé, atacante da seleção francesa de futebol masculino, incentivou os jovens a participarem da eleição parlamentar, alertando que os extremos estavam próximos de conquistar o poder e destacando a importância de uma participação ativa dos cidadãos para “mudar tudo”.

As eleições legislativas na França, realizadas em dois turnos, viram a ultradireita obter resultados significativos no primeiro turno, ocorrido no último domingo (30). O segundo turno está marcado para 7 de julho, configurando um momento crucial na política francesa.

Lula conclamou à reflexão sobre o cenário político global: “Estamos num momento crucial na história do país. Você tem que saber resolver as coisas e ver suas prioridades. Somos cidadãos acima de tudo, não devemos estar desligados do mundo. Estamos numa situação sem precedentes.”

O posicionamento de Mbappé e a reação internacional às eleições na França continuam a gerar debates e análises sobre os rumos políticos do país europeu.

Sair da versão mobile