Lula aterrissa em Nova York para Assembleia da ONU acompanhado de extensa comitiva liderada por sindicalistas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na noite de sábado (16) em Nova York, onde participará da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Antes de chegar aos Estados Unidos, Lula cumpriu agenda de compromissos em Cuba, participando da Cúpula de líderes do G77 e se reunindo com o ditador Miguel Díaz-Canel e o ex-líder cubano Raúl Castro.

Além de Lula, também estarão em Nova York os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. A comitiva brasileira conta com pelo menos dez ministros, incluindo Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente), Nísia Trindade (Saúde) e Mauro Vieira (Relações Exteriores). A delegação inclui ainda 25 parlamentares, sendo sete senadores e 17 deputados federais.

Historicamente, é o chefe de Estado do Brasil o primeiro a discursar na Assembleia Geral da ONU. Na quarta-feira (20), está previsto um encontro entre Lula e o presidente dos EUA, Joe Biden. A viagem para os Estados Unidos, a 14ª para fora do país, termina na quinta-feira (21), com uma entrevista coletiva do presidente.

Créditos: O Antagonista.