Lula acusado injustamente de ‘furtar canetas’ no G-20 na Índia; presidente e esposa pegaram apenas lápis distribuídos pelo evento

Circulou recentemente nas redes sociais a informação de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria protagonizado um “furto de canetas” durante a reunião do G20 na Índia. No entanto, a informação é enganosa.

No dia 10 de setembro, após seu discurso na cerimônia de encerramento da cúpula do G20, o presidente brasileiro pegou dois lápis de madeira e um bloco de anotações oferecidos pela organização do evento aos representantes dos países. Em seguida, a primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, guardou os itens em sua bolsa. Não houve “furto” ou “roubo” de canetas.

O boato ganhou força após a divulgação de um vídeo recortado da transmissão do CanalGov, mantido pela EBC, no qual um narrador alega que Lula teria cometido um furto. No entanto, verifica-se que o presidente apenas levou embora os lápis e o bloco customizados para o evento. O caderno foi entregue a um assessor, e os lápis foram guardados por Janja.

A primeira-dama utilizou seu perfil no Twitter para publicar uma foto dos itens e reagiu de modo irônico à fake news. Fotos tiradas durante a reunião confirmaram que os mesmos materiais foram entregues a representantes de outros países.