Lula aboga por regular plataformas digitales para combate à desinformação em encontro do G77+China em Havana; SAIBA MAIS

Lula defende regulação de plataformas digitais contra desinformação em encontro do G77+China

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva discutiu a necessidade de regulamentação de plataformas digitais e enfrentamento da disseminação de desinformação durante encontro com líderes dos países do G77+China em Havana, Cuba. O grupo, formado por nações em desenvolvimento, é parte do sistema das Nações Unidas (ONU) e também conta com a presença de representantes chineses.

Lula baseou seu argumento na proposta da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que visa estabelecer diretrizes globais para a regulamentação das plataformas digitais. O objetivo é garantir a confiabilidade das informações, respeitar a liberdade de expressão e proteger os direitos humanos. Segundo o presidente, o projeto da Unesco busca equilíbrio entre a liberdade de expressão e o acesso à informação, ao mesmo tempo em que coíbe a propagação de conteúdos prejudiciais à democracia e aos direitos humanos.

No evento, Lula também propôs a criação de um painel científico para analisar a inteligência artificial e enfatizou a importância da inclusão de especialistas dos países em desenvolvimento no debate. O presidente destacou as transformações em curso nos campos digital e energético, argumentando que não se pode permitir que apenas algumas economias ricas decidam o rumo dessas mudanças, reproduzindo relações de dependência entre países centrais e periféricos.

Fonte: R7.

Sair da versão mobile