A atriz brasileira Luciana Vendramini expressou sua solidariedade aos milhares de vítimas do devastador terremoto ocorrido no Marrocos na última sexta-feira (8). Vendramini estava de férias no país na época do tremor e compartilhou sua experiência traumática nas redes sociais.
Vendramini estava na cidade de Errachidia quando o terremoto de magnitude 6,8 ocorreu, um pouco distante de Marrakech, a cidade mais afetada pelo desastre. Comunicando-se por meio de suas histórias no Instagram, a atriz confessou que estava “abalada e triste com a tragédia”.
“Demorou a chegar até nós a notícia, o sinal de internet perto do deserto do Saara oscila muito. Quando soubemos, ficamos muito preocupadas e tristes com essa tragédia. Fiquei abalada pela notícia, por estar no mesmo país, mas graças a Deus não foi onde eu estava”, escreveu Vendramini na rede social.
Ao expressar sua consternação pelos milhares que perderam a vida no terremoto, Vendramini também destacou a incrível hospitalidade e amabilidade dos marroquinos que ela encontrou durante sua visita.
A atriz retornou ao Brasil na segunda-feira (11), afirmando: “Estamos voltando para o Brasil, estamos bem! Não do jeito que deveria, sem esse terremoto e sofrer por tantas pessoas que se foram. Os marroquinos são incríveis, educados, alguns tímidos, outros falantes, mas sempre muito atenciosos. Foi maravilhoso passar esse período com eles… Obrigada por tudo! Pela recepção impecável neste país mágico”.
Outra personalidade brasileira que estava no Marrocos durante o terremoto foi a modelo Raica Oliveira, que compartilhou fotos e vídeos dos escombros e expressou sua gratidão por sobreviver a esse evento cataclísmico.
O terremoto do último dia 8 foi o mais letal no Marrocos em mais de seis décadas, conforme relatado pela imprensa estatal marroquina. Quase 2.500 pessoas perderam a vida, e mais de 2.400 ficaram feridas.
O terremoto ocorreu em Ighil, nas montanhas do Alto Atlas, cerca de 70 quilômetros a sudoeste de Marrakech. Os tremores ocorreram por volta das 23h11 no horário local (19h11 em Brasília).