A Polícia Civil de São Paulo conseguiu dar um golpe em grupos criminosos ao prenderem na última quinta-feira (31), um homem acusado de ser líder de várias quadrilhas especializadas em invasões de cidades e explosões em agências bancárias. A prisão de Fausto Ricardo Machado Ferreira, de 45 anos, aconteceu surpreendentemente em um estacionamento de uma rede de fast-food, situada na zona oeste da metrópole. A polícia informou que ele é o responsável direto por um total de cinco explosões bancárias, todas ocorridas em diversos pontos do estado de São Paulo no curto intervalo de apenas um mês.
Um dos crimes mais audaciosos praticados pelo líder do “novo cangaço” ocorreu em 1º de julho, quando a cidade de Santa Branca, região interiorana de São Paulo, teve duas de suas agências bancárias transformadas em escombros. Logo após 20 dias, o grupo criminoso decidiu executar a explosão de caixas eletrônicos de um posto de combustível na cidade de Atibaia, que também se situa no interior do estado paulista.
O último audaz ataque por intermédio do novo cangaço aconteceu precisamente em 6 de agosto. Em mais uma ação de força, foram completamente destruídos dois estabelecimentos bancários na cidade de São Francisco Xavier, situada a cerca de 150 quilômetros da capital de São Paulo. A ficha criminal de Fausto já era extensa antes de sua recente captura, com antecedentes criminais que incluem porte de explosivos.