A Vice-Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, admitiu a possibilidade de assumir a presidência caso Joe Biden não consiga concluir seu mandato. A declaração marcante foi feita em uma entrevista à Agência Associated Press na última quarta-feira.
“Todo vice-presidente precisa entender que, ao fazer o juramento, deve estar ciente da responsabilidade sobre a possibilidade de se tornar o presidente”, afirmou Harris. “Eu não sou diferente.”
No entanto, quando questionada sobre a capacidade física e mental de Biden de disputar a reeleição, ela evitou a controvérsia dizendo, “Joe Biden vai ficar bem, então isso não vem ao caso.”
A declaração de Harris chama a atenção, pois, como apontado pelo New York Post, políticos em Washington frequentemente evitam discussões sobre a morte de figuras públicas mais velhas, temendo críticas. Biden, aos 80 anos, já é o presidente mais velho na história dos Estados Unidos.
Contrariamente à possibilidade de assumir a presidência, Harris enfrenta uma taxa de aprovação de 36,4%, de acordo com a média compilada pelo portal RealClearPolitics. Esta taxa é menor do que a de Biden, que tem enfrentado críticas da oposição e de sua própria base eleitoral.
Biden enfrenta várias controvérsias, incluindo investigações envolvendo seu filho, acusações de uso de pseudônimos em emails para obter ganhos pessoais, alegações de relativização dos incêndios no Havaí e um processo de impeachment pendente na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos.
A busca pela reeleição está nos planos de Biden. Se for bem-sucedido, deixaria o cargo aos 86 anos, elevando ainda mais a barreira da idade na história presidencial dos EUA.