Em uma recente ação judicial nos Estados Unidos, o fast-food Burger King está sendo acusado de enganar os clientes ao representar seu famoso sanduíche Whopper de maneira enganosa nos cardápios. Um juiz de Miami, Roy Altman, determinou que a cadeia de restaurantes deve se defender contra as alegações que afirmam que a representação do sanduíche nos cardápios é enganosa, o que segundo o magistrado, pode ser interpretado como uma quebra de contrato.
Segundo o processo coletivo, os clientes alegam que o Burger King apresenta hambúrgueres com ingredientes “transbordando do pão”, criando a ilusão de que os sanduíches são 35% maiores e contêm mais que o dobro da carne servida. Em sua defesa, a empresa, que é uma unidade da Restaurant Brands International, apontou que não é obrigada a fornecer hambúrgueres que são “exatamente como na imagem”. Contudo, o juiz Altman contrapôs, afirmando que será incumbência dos jurados “nos dizer o que as pessoas pensam”.
Em sua decisão divulgada na última sexta-feira, Altman também permitiu que os clientes continuem com acusações de negligência e enriquecimento sem causa. Entretanto, o magistrado rejeitou reivindicações baseadas em anúncios de televisão e online, uma vez que não identificou nenhum no qual o Burger King prometesse um “tamanho” de hambúrguer ou peso de carne e não efetuasse a entrega conforme anunciado. Os advogados da empresa e do processo ainda não se pronunciaram sobre o caso, e tentativas anteriores de mediar um acordo não tiveram sucesso.