O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) realizou duas cirurgias na manhã desta terça-feira (12) no Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo, conforme antecipou o Conexão Política.
Um dos procedimentos tinha como objetivo corrigir uma hérnia de hiato para tratar um quadro de refluxo. O segundo procedimento visava corrigir um desvio de septo, com o objetivo de melhorar a condição respiratória. Segundo o boletim médico, os procedimentos ocorreram “de forma satisfatória” e o ex-presidente está em recuperação.
Antes das intervenções, Bolsonaro passou por uma bateria de exames para definição das cirurgias. Conforme noticiamos também, existe a previsão de ser feito um procedimento nas alças intestinais.
O boletim médico informou que o ex-Presidente foi submetido a um procedimento de endoscopia digestiva alta para tratamento de doença do refluxo gastroesofágico, além de fundoplicatura endoscópica pela técnica TIF. Posteriormente, foram realizadas a septoplastia, turbinectomia e uvulopalatofaringoplastia. As cirurgias transcorreram de forma satisfatória, sem intercorrências, e o paciente já se encontra em recuperação no quarto.
As equipes responsáveis pelos procedimentos reavaliarão o ex-Presidente no final do dia para novas informações. Participaram das cirurgias as equipes de Gastroenterologia, liderada pelos Doutores Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo e Eduardo Guimaraes Hourneaux de Moura, e a equipe de Otorrinolaringologia, liderada pelo Dr. Sergio Salomão Abdala Carui. O Diretor Geral do hospital é o Dr. Pedro Henrique Loretti.