Iris Apfel, a empresária, designer de interiores e ícone da moda americana amplamente reconhecida por suas roupas e acessórios tão únicos quanto extravagantes, celebrou 102 anos na terça-feira passada (29). Nascida em Nova York em 1921, Apfel, com o sabor de viver nada diminuído, celebrou este marco com seus quase três milhões de seguidores no Instagram, vestida com um look monocromático rosa e exibindo uma grande quantidade de acessórios, sua marca registrada.
Para além dos seus icônicos óculos e looks ousados, Iris também deixou uma marca significativa no mundo da moda e do design. Ela tem uma linha de roupas, óculos, tapetes e bijuterias, e algumas coleções incluem as famosas armações de óculos estampadas. Apfel e seu falecido marido, Carl, também foram cofundadores de uma empresa têxtil em 1948 e trabalharam em vários grandes projetos, incluindo design de interiores na Casa Branca durante nove mandatos presidenciais diferentes.
A influência de Iris na moda também é evidenciada no tributo que o Metropolitan Museum of Art, em Nova York, fez a ela em 2005 com a exposição intitulada “Rara Avis: Selections from the Iris Apfel Collection”. A exposição apresentou suas roupas e acessórios exuberantes, desde sapatos até joias. Seu estilo eclético e vibrante até inspirou uma boneca Barbie, solidificando ainda mais seu status como uma personalidade verdadeiramente icônica. Em 2013, a fashionista visitou o Brasil, onde falou sobre moda e tendências e foi homenageada pelo grafiteiro brasileiro, Johny Carlos.