Em um evento sem precedentes, uma interrupção repentina na energia afetou regiões do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME). Registrado no Sistema Interligado Nacional (SIN), o corte abrupto cessou o suprimento de 16 mil MW em carga, um volume que excede a capacidade da oferta de geração de Itaipu, a maior usina do país, com potencial de fornecer 14 mil MW.
Os detalhes emergentes deste incidente alarmante estão disponíveis através dos dados do Operador Nacional do Sistema (ONS). Estes registam uma diminuição inesperada da carga a partir das 8h30. No espaço de cinco minutos, a carga no sistema nacional sofreu queda assustadora, indo de 73,4 mil MW para 54,3 mil MW. Embora a recuperação tenha começado imediatamente, até às 9h52, apenas metade da carga perdida foi reestabelecida.
O MME confirmou que o incidente aconteceu na interligação Norte/Sudeste e as razões subjacentes ainda estão sob investigação. O ministro Alexandre Silveira estabeleceu uma sala de situação para acompanhar o processo de recuperação e ordenou uma investigação para identificar as causas da interrupção, que gerou transtornos também em alguns estados do Sudeste.