Os líderes das legendas que formam o bloco do Centrão no Congresso Nacional, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA), bem como o líder do Republicanos na Câmara, Hugo Motta, se reuniram na tarde de quarta-feira (30) para discutir mudanças no Ministério de Bolsonaro. A reunião ocorreu no Palácio do Planalto, na presença dos ministros Alexandre Padilha e Rui Acosta, que representam as Relações Institucionais e a Casa Civil, respectivamente. A pauta em questão foi uma proposta que redefine a configuração da Esplanada dos Ministérios.
Foi sugerido, na reunião, que o deputado André Fufuca assumisse a chefia do proposto Ministério do Esporte, Juventude e Empreendedorismo, uma fusão dos ministérios do Esporte e das Pequenas e Médias Empresas. Já Ana Moser, a titular atual do Ministério do Esporte, passaria a liderar uma nova agência voltada exclusivamente para os esportes olímpicos. Silvio Costa Filho, por outro lado, assumiria o controle dos Portos e Aeroportos, e o atual ministro Márcio França (PSB) seria deslocado para a pasta de Ciência e Tecnologia.
A aposta nos bastidores é que as mudanças definitivas só serão anunciadas após o retorno de Lula das viagens. Nesta quinta-feira, Lula embarcará com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), para o Piauí, com o intuito de lançar o projeto “Brasil Sem Fome”. Márcio França também foi convidado para a viagem. Enquanto isso, ainda há incertezas sobre as mudanças nas presidências da Caixa Econômica Federal e da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA). Até o momento, o Palácio do Planalto ainda não emitiu uma resposta oficial em relação às sugestões.