Um bizarro invertebrado, semelhante a um “morango de 20 braços”, foi recentemente identificado por biólogos marinhos nas profundezas do Oceano Antártico. Acriatura, descrita como um espetáculo digno de ficção científica, pertence à mesma classe que a estrela-do-mar e o ouriço-do-mar. Apelidados de “estrela antártica de penas de morango” ou “estrela de penas de morango da Antártica”, a nova espécie, com base no nome científico, é denominada Promachocrinus fragarius. Ela pertence ao gênero crinoide, um tipo de animal marinho que geralmente apresenta estruturas em forma de penas.
Os 20 “braços” ou apêndices emplumados do Promachocrinus fragarius certamente confundem quem os observa pela primeira vez. Estes braços, que podem chegar até 20 centímetros de comprimento, são adornados com uma série de protuberâncias e penas sinuosas, fazendo com que esta criatura se mova de maneira fluida nas águas escuras e gélidas da Antártica. A coloração única e misteriosa, que varia de tons arroxeados a vermelhos profundos, apenas adiciona ao enigma que é esta criatura.
A descoberta é de grande importância científica, contudo, a estrela antártica de penas de morango não é o único exemplar da espécie Promachocrinus descoberto. Outras três estrelas de penas foram encontradas, todas descritas detalhadamente em artigo científico publicado na revista Invertebrate Systematics. Elas foram identificadas por meio de uma análise de DNA de invertebrados coletados em redes de exploração submarina no Oceano Índico subantártico. A descoberta reitera que as profundezas dos oceanos Terra ainda escondem tesouros desconhecidos, pestanejando o convite para aexploração e a reflexão sobre a infinita complexidade da vida marinha.