Um incêndio florestal de magnitude terrível assola o nordeste da Grécia há 11 dias, destruindo uma área maior do que a cidade de Nova York, conforme informou o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, entidade apoiada pela União Europeia. A região em chamas, que começou próxima à cidade de Alexandrópolis, está sendo fomentada por fortes ventos e clima quente, alastrando-se rapidamente pela região de Evros e resultando em pelo menos 20 mortes na última semana.
Esse incêndio é considerado o mais letal na Europa neste verão, transformando vastas áreas de vegetação em terra arrasada, além de destruir casas e meios de subsistência. Em uma publicação nas redes sociais, o Copernicus apontou que o incêndio já devorou pelo menos 808 km², em comparação, a cidade de Nova York ocupa 778,2 km². O incêndio foi apontado como o maior em solo europeu em anos pelo serviço Copernicus.
Uma trágica curiosidade sobre esta catástrofe é que todas as vítimas, exceto uma, seriam imigrantes irregulares, que teriam atravessado da Turquia e estavam se escondendo na floresta para fugir da polícia. As autoridades temem que mais corpos possam ser encontrados quando as chamas forem apagadas, considerando que Evros é uma travessia popular para a União Europeia para milhares de imigrantes e refugiados todos os anos. Neste momento, aeronaves e centenas de bombeiros, inclusive vindos da Sérvia, Eslováquia, República Tcheca e Albânia, combatem as chamas.