O Banco Industrial e Comercial da China (ICBC), considerado o maior banco do mundo em termos de ativos, foi alvo de um ataque de ransomware nesta quinta-feira, 9. Esse tipo de ataque paralisa os sistemas de computador até que um pagamento seja feito aos hackers responsáveis.
O ICBC Financial Services, braço americano do banco chinês, foi o alvo do ataque, resultando na interrupção de todas as negociações envolvendo títulos do Tesouro dos Estados Unidos. Isso teve um impacto mensurável no volume de operações nesse mercado.
Segundo fontes, o grupo responsável por esse sequestro virtual é o mesmo que atacou a Boeing, a ION Trading UK e o Royal Mail no ano passado, no Reino Unido.
Esse ataque impediu que o ICBC FS liquidasse negociações do Tesouro em nome de outros participantes do mercado, afetando também algumas negociações de ações. Diante disso, os participantes desse mercado tiveram que redirecionar suas negociações para outros bancos, como o UBS.
Em resposta ao incidente, o Ministério das Relações Exteriores da China informou que o banco está se esforçando para minimizar o impacto e as perdas causadas pelo ataque. O porta-voz do ministério, Wang Wenbin, afirmou que “o ICBC tem monitorado de perto a situação e tem tomado medidas emergenciais para lidar com ela“.
“Os negócios seguem normais na sede do ICBC e em suas filiais e subsidiárias ao redor do mundo“, ressaltou Wenbin.