O subprocurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, foi nomeado pelo procurador-geral, Augusto Aras, para atuar nos casos criminais atualmente em julgamento perante o Supremo Tribunal Federal (STF). Medeiros preencherá o cargo anteriormente ocupado pela vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, que se afastou para cuidar de sua saúde. A decisão foi oficializada nesta sexta-feira (25), conforme publicado no Diário Oficial da União.
No entanto, Medeiros não será responsável pelos inquéritos e ações penais relacionados aos eventos de 8 de janeiro, que permanecerão sob a alçada do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (GCAA) do Ministério Público Federal, liderado por Carlos Frederico Santos, subprocurador-geral.
A vice-procuradora Lindôra Araújo, braço direito de Aras, ganhou destaque nos últimos tempos devido à sua postura controversa em questões envolvendo a operação Lava-Jato e a eficácia do uso de máscaras no combate à pandemia de Covid-19. Em 2021, a primeira vice-procuradora geral da República foi alvo de um pedido de investigação por sete senadores que integraram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, sob a alegação de prevaricação, após Araújo pedir o arquivamento de cinco ações contra o presidente Jair Bolsonaro, instauradas com base nas investigações da CPI.