O Hamas, grupo terrorista que controla a Faixa de Gaza, alega que precisa descobrir onde estão escondidas todas as pessoas raptadas durante o seu ataque ao sul de Israel em 7 de outubro. A declaração foi feita por um membro da delegação do grupo que visitou a Rússia, de acordo com o jornal israelense The Times of Israel.
“O responsável do Hamas, identificado como Abu Hamid, disse ao meio de comunicação semi-oficial russo Kommersant que o grupo sempre esteve disposto a libertar civis, mas ‘precisa de tempo para encontrá-los'”, informa o jornal.
No entanto, analistas acreditam que a desculpa do Hamas é esfarrapada. Eles afirmam que o grupo terrorista está apenas tentando ganhar tempo para se recompor dos bombardeios israelenses, que estão eliminando seus terroristas e infraestrutura de guerra.
“O Hamas sentiu que os bombardeios israelenses estão acabando com eles, então está tentando ganhar tempo para se recompor”, disse um analista ao The Times of Israel. “A desculpa dos reféns é apenas uma desculpa.”
Israel, por sua vez, não acredita na desculpa do Hamas e tende a continuar a operação de neutralização e busca por si só, com ataques aéreos e incursão terrestre.
“Israel sabe que não pode contar com a ajuda do Hamas para nada”, disse outro analista. “Então, eles vão continuar a operação por conta própria.”