Hamas e Irã se unem contra Israel

O chefe do grupo terrorista Hamas, Ismail Haniyeh, conversou neste domingo, 22, com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, sobre o que chamaram de “crimes brutais” de Israel.

Em comunicado conjunto, os dois líderes afirmaram que “a resistência é forte do lado da Palestina” e que o “regime israelense entrou em colapso”.

Amirabdollahian também conversou com o líder do grupo Jihad Islâmica. Em publicação nas redes sociais, o iraniano afirmou que “a estrutura política e de segurança do regime israelense entrou em colapso e apenas a sua máquina de guerra funciona contra os civis”.

Os comentários dos líderes do Hamas e do Irã ocorrem em um momento de tensão no Oriente Médio. Depois dos ataques do Hamas contra Israel, em 7 de outubro, autoridades israelenses disseram suspeitar do envolvimento do Irã, financiador notório de grupos terroristas no Oriente Médio.

Mais cedo, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, comentou a guerra Israel-Hamas e disse que os EUA veem “potencial” para uma escalada do conflito no Oriente Médio. “Qualquer escalada, que os EUA não desejam, seria em razão das ações dos representantes do Irã”, disse Blinken.