A celebração do Dia da Independência do Brasil em 7 de setembro promete ser marcada por “democracia, soberania e união”, de acordo com o slogan oficial divulgado pelo governo federal. A cerimônia, que será realizada na Esplanada dos Ministérios em Brasília, a partir das 9h, será o primeiro desfile cívico após Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumir o seu terceiro mandato presidencial. O objetivo da celebração, segundo o ministro da Secretaria de Comunicação do governo, Paulo Pimenta, é “resgatar os valores da República e exaltar os símbolos nacionais”.
A programação do evento foi organizada seguindo quatro eixos temáticos: “Paz e Soberania”, “Ciência e Tecnologia”, “Saúde e Vacinação” e “Defesa da Amazônia”. A expectativa é que o desfile dure cerca de duas horas e atraia um público de 30 mil pessoas. Além do desfile de tropas das Forças Armadas, o evento contará com a exibição de escolas, a participação de instituições especiais, profissionais do Corpo de Bombeiros e apresentação de bandas. E para encerrar, haverá o tradicional show aéreo da Esquadrilha da Fumaça.
Para garantir a segurança dos presentes, o planejamento do evento foi coordenado com a colaboração do ministro da Defesa, José Múcio, do chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marcos Antônio Amaro dos Santos, e dos comandantes das Forças Armadas. Entre as medidas de segurança, destacam-se o reforço no policiamento, a restrição ao uso de drones no espaço aéreo da Esplanada dos Ministérios e a proibição da circulação de veículos na área. Além disso, equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros estarão a postos para atendimentos médicos de emergência.