O ministro da Secretaria das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta quinta-feira (16) que o governo federal aposta em aumentar a arrecadação para zerar o déficit fiscal em 2024.
“O governo acredita que, nesse momento, nosso foco deve estar nas medidas que melhoram a arrecadação, fazem justiça tributária, e no esforço de combater qualquer pauta que desorganize o orçamento público do país”, disse Padilha, após reunião com ministros no Palácio do Planalto.
A declaração vem em um momento em que o governo é pressionado a cortar gastos para cumprir a meta fiscal do próximo ano. O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deputado Danilo Forte (União-CE), afirmou que o governo deve apresentar medidas para cortar despesas “desnecessárias”.
“Caso não sejam otimizadas as receitas”, disse Forte, “há risco de contingenciamento”.
Padilha reafirmou que o objetivo do governo é cumprir o déficit zero em 2024. “Não tem iniciativa do governo para alterar a meta fiscal já estabelecida na LDO encaminhada ao Congresso, deixamos isso explícito”, frisou.
O ministro disse que o governo está trabalhando em medidas para aumentar a arrecadação, como a reforma tributária e a revisão da política de preços da Petrobras.
“Essas medidas vão contribuir para aumentar a arrecadação e, ao mesmo tempo, fazer justiça tributária”, afirmou Padilha.