6 de fevereiro, 2024 — O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), informou no último domingo (4) que alunos cuja vacinação não estiver em dia serão permitidos a frequentar as escolas estaduais. O anúncio foi feito em conjunto com o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o senador Cleitinho (Republicanos-MG).
Acesso sem Restrições nas Escolas de Minas Gerais
“Aqui em Minas, todo aluno, independentemente de ter sido vacinado ou não, terá acesso às escolas”, afirmou Zema em um vídeo publicado nas redes sociais. No entanto, o governador não especificou se a medida abrange a vacinação contra a Covid-19 ou todo o calendário infantil.
Questionado pela CNN Brasil, o governo de Minas Gerais esclareceu que nunca exigiu a apresentação do cartão de vacinação durante o processo de matrícula dos estudantes na rede estadual de ensino. Um comunicado oficial reforçou essa posição:
“O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde e Secretaria de Estado de Educação, informa que nunca foi obrigatória a apresentação do cartão de vacinação na rede estadual de ensino para que estudantes possam se matricular e iniciar suas atividades escolares, exercendo o pleno direito de acesso à educação.”
Calendário de Vacinação e Esforços do Governo de Minas Gerais
Atualmente, a apresentação do cartão de vacinação para estudantes com até 10 anos é solicitada como uma medida de sensibilização aos pais e responsáveis sobre a importância dos cuidados com a saúde das crianças. O governo destaca que a imunização em Minas Gerais segue o calendário nacional de vacinação, com diversos imunizantes disponíveis gratuitamente.
O Governo de Minas também está investindo mais de R$ 260 milhões em ações de imunização extramuros, incluindo R$ 100 milhões repassados aos municípios para a compra de vacimóveis, vans adaptadas para funcionarem como unidades itinerantes de vacinação.
Com informações de CNN Brasil/Bruno Laforé, da CNN, em São Paulo.