Para quase metade dos paulistanos, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é considerado ótimo ou bom, conforme revelou a última pesquisa do Datafolha. Do total da amostra, 45% aprovaram a gestão do petista, enquanto 25% demonstraram descontentamento, qualificando sua administração como negativa. Os que classificaram o governo de Lula como regular representaram 29% do total, e apenas 1% dos entrevistados optaram por não opinar. O levantamento foi realizado com 1.092 entrevistados acima de 16 anos, entre os dias 29 e 30 de dezembro, contendo uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa além de avaliar a visão dos são-paulinos sobre o governo Lula, também indicou uma prevalência da tendência política à esquerda na capital paulista. Nas eleições presidenciais de outubro de 2022, o então candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) foi superado por Lula na maioria dos municípios paulistas. No entanto, na capital, o presidente do PT obteve cerca de 53% dos votos, enquanto Bolsonaro alcançou 46%.
Além disso, o Datafolha também buscou mapear as intenções de voto para as eleições municipais de 2024, na capital São Paulo. Em primeiro lugar nas intenções, o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) apresentou 32% da preferência, seguido pelo atual prefeito paulistano, Ricardo Nunes (MDB), com 24%. Na sequência, apareceram a deputada Tabata Amaral (PSB), com 11% das intenções, e o deputado Kim Kataguiri (União Brasil), com 8%. O PT já declarou apoio à candidatura de Boulos para as próximas eleições municipais.