Em um ato vergonhoso de vandalismo após um jogo de futebol, o estádio de Taranto, Itália, foi incendiado por torcedores indignados com a derrota de seu time, o Foggia. O evento ocorreu no último domingo, 3 de Outubro, após uma vitória de 2 a 0 do Taranto na terceira divisão italiana, de acordo com agência de notícias Ansa.
Descontentes com o resultado do jogo, os torcedores do Foggia causaram um incêndio no estádio Erasmo Iacavone, logo após o término da partida. A cena dramática do estádio ardendo em chamas foi capturada em vários vídeos que circulam intensamente nas redes sociais.
O fogo se concentrava no setor sul do estádio, gerando uma grande nuvem de fumaça que podia ser vista até mesmo de fora das instalações. Dados preliminares indicam que o incêndio começou quando uma bomba de fumaça foi lançada e caiu sobre um acúmulo de material plástico e outros materiais facilmente combustíveis. No entanto, felizmente, ninguém ficou ferido no episódio.
A violência não parou por aí. Os torcedores do Foggia, que só conseguiram entrar no estádio na metade do segundo tempo devido a um acidente no trajeto, também lançaram fogos de artifício em direção ao campo, levando ao cancelamento da coletiva de imprensa pós-jogo.
Para combater o incêndio, seis veículos do corpo de bombeiros foram direcionados ao local. A Polícia local também iniciou uma investigação para identificar e responsabilizar os responsáveis pelo incêndio. O sistema de vigilância do estádio será fundamental nesse processo, fornecendo imagens que poderão ajudar na identificação dos envolvidos neste ato destrutivo.
Este incidente lança luz sobre a necessidade de medidas mais rígidas em relação à segurança e controle de multidões em eventos esportivos, para impedir a recorrência de atos de violência e vandalismo similares no futuro.