O furacão Idalia evoluiu para uma tempestade de categoria 4, extremamente perigosa, com ventos que alcançam até 209km/h, antes de atingir a costa do Golfo da Flórida. O pronunciamento foi confirmado pelo Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês), que localizou o furacão a cerca de 97km ao oeste de Cedar Key e 145km ao sul de Tallahassee, seguindo em direção à Big Bend, na Flórida. A tempestade está se intensificando, se deslocando agora a uma velocidade de 29km/h.
Nas últimas 24 horas, o furacão Idalia passou por uma intensificação rápida e impressionante. Com um aumento de 89km/h, passou de um furacão de categoria 1, com ventos de 121km/h, para um furacão de categoria 4, com ventos de 209km/h. O NHC destacou que Idalia deve perder força após atingir terra, mas ainda assim, provavelmente continuará como furacão ao passar pelo sul da Geórgia e perto da costa dos estados ou do sul da Carolina do Sul.
A situação é de grande preocupação para as autoridades locais. O chefe dos bombeiros de Madeira Beach, Clint Belk, fez um alerta aos residentes através da CNN, explicando que haverá um ponto em que os serviços de emergência não serão mais capazes de realizar resgates. Belk declarou que as atuais inundações na região “não são nem o pior”, sugerindo que as piores condições devem ocorrer por volta das 10h ou 11h da manhã. A região de Madeira Beach, que está dentro do condado de Pinellas, na área da Baía de Tampa, já teve alguns pontos de difícil acesso para o departamento de bombeiros devido à elevação do nível da água.