Furacão Idalia atinge Flórida; STF retoma julgamento de terras indígenas

O furacão Idalia, que se intensificou para uma tempestade de categoria 4 extremamente perigosa, está prestes a atingir a costa do Golfo da Flórida. Especialistas no Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA reportam ventos fortes de 209 km/h. O fenômeno está avançando a uma velocidade de 29 km/h e está a aproximadamente 97 km a oeste de Cedar Key e 145 km ao sul de Tallahassee na Flórida.

Enquanto isso, no Brasil, o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nessa quarta-feira (30) o julgamento do marco temporal de terras indígenas, depois de quase três meses de interrupção. A presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, e o ministro André Mendonça, tem realizado análises detalhadas sobre o tema. Atualmente, o placar está 2 a 1 contra a validade do marco temporal para a demarcação de territórios indígenas.

Em meio às notícias climáticas e judiciais, nas esferas políticas há indícios de renovação. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve definir as mudanças que fará em seu primeiro escalão, incluindo uma “minirreforma ministerial”, atendendo a demandas de parlamentares do Partido Progressista (PP) e do Republicanos. Dentre as trocas especuladas, aponta-se que o ministério de Portos e Aeroportos pode ser ocupado pelo deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-SE) e o deputado André Fufuca (PP-MA) pode chefiar uma nova pasta.