O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê uma frente fria que se aproxima da Região Sul do Brasil neste final de semana. A massa de ar frio oriunda do Uruguai e Rio Grande do Sul será responsável por chuvas localizadas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. A possibilidade de granizo também está presente no boletim meteorológico.
As áreas com maior probabilidade de chuvas intensas são o noroeste e norte do Rio Grande do Sul e o sudoeste de Santa Catarina, onde a precipitação pode chegar a 100 milímetros. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul pede atenção à população devido à previsão de “temporais, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento”.
As temperaturas na capital gaúcha, Porto Alegre, devem variar entre 17°C e 22°C no sábado (2) e oscilar entre 18°C e 25°C no domingo (3). Na capital catarinense, Florianópolis, as temperaturas devem ficar entre 15°C e 21°C no sábado, aumentando para entre 17°C e 23°C no domingo.
Enquanto isso, em São Paulo, a previsão é de tempo firme, com temperaturas acima dos 30°C tanto no sábado quanto no domingo. A possibilidade de chuva se localiza entre o final da tarde e início da noite nos dois dias.
As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão temperaturas altas, com possibilidade de chuvas entre a tarde e noite. Na cidade de Cuiabá, que tem a previsão de temperatura mais alta, os termômetros podem alcançar a marca de 40° C.
O Inmet também salienta a questão da mudança climática global, enfatizando que a crescente elevação de temperatura pode criar zonas inabitáveis para a vida humana, impactando bilhões de pessoas ao redor do mundo, conforme mostrado no vídeo relacionado à previsão.