Ex-árbitro e comentarista Renato Marsiglia revelou em entrevista ao programa De Primeira que a Fifa está estudando uma mudança na regra do impedimento em função da utilização do VAR (árbitro assistente de vídeo). A alteração vem sendo idealizada pelo ex-técnico Arsene Wenger e já passa por testes nas categorias de base da Itália e da Suécia.
De acordo com Marsiglia, a nova proposta consiste em não marcar impedimento caso o jogador tenha alguma parte do seu corpo tocando no corpo do adversário, mesmo que esteja à frente. Atualmente, qualquer parte do corpo do jogador à frente da linha do defensor é considerada impedimento.
“A grande vantagem disso aqui é que 99% dos gols anulados seriam validados. E mais: facilita o VAR. Hoje, se tem duas linhas, aqui só vai ter uma linha. É muito mais fácil, a margem de erro cai drasticamente”, afirmou Marsiglia. “Nessa mudança que o Arsene Wenger quer, 99% dos lances acaba com a discussão. Quando houver a discussão, é muito mais fácil de resolver porque é uma linha só, não precisa traçar duas”.
A proposta tem como objetivo aumentar a quantidade de gols válidos e simplificar a atuação do VAR, diminuindo discussões e interferências no andamento do jogo.