O festival de música The Town, que terá início em São Paulo neste fim de semana, promete grandes atrações no cenário musical, incluindo Bruno Mars, Iza, Maroon 5 e Post Malone. O evento, que conta com o patrocínio da Vivo, planeja agitar a cidade com apresentações nacionais e internacionais. Porém, além da programação musical, a Vivo traz algo a mais neste ano: a iniciativa “Presença Preta”, com o objetivo de fomentar a diversidade nos festivais, tanto em relação ao seu público quanto às atrações.
Lançado em 2022 pela operadora de telecomunicações, o projeto “Presença Preta” visa aumentar a representatividade da população negra na plateia dos grandes festivais, que atualmente corresponde a apenas 3% do total, segundo Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da Vivo. Na edição do The Town deste ano, a empresa pretende levar ao evento 700 pessoas por dia, entre convidados e contratados, inserindo de maneira intencional a população negra em um contexto tradicionalmente elitizado. “Queremos usar nossa voz para chamar atenção para esta questão e abrir novas oportunidades”, enfatiza Marina.
Dentre as ações do projeto promovidas no festival, a empresa promoverá, na sua área reservada, batalhas de rima com coletivos, dando destaque para a tradição do rap e hip-hop na cultura negra. A proposta inova ao alterar a lógica tradicional das batalhas – ao invés da competitividade, a ideia é que as rimas sejam complementares, criando um ambiente colaborativo. Dessa forma, a Vivo pretende não somente agir como patrocinadora, mas também como uma força ativa na promoção da igualdade racial nos grandes eventos musicais.