Em conferida na Assembleia Legislativa de Minas Gerais na última quarta-feira, foi anunciado que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será investido como cidadão honorário do estado na próxima segunda-feira, dia 28 de agosto de 2023. O projeto de lei que concede a honraria, considerada a mais alta concedida pelo estado, foi aprovado ainda em 2019 e posteriormente sancionado pelo governador Romeu Zema (Novo). No entanto, aguardava-se a confirmação da solicitação com a data e horário específicos para a cerimônia de premiação.
A confirmação veio do próprio autor do projeto de lei, o deputado estadual Coronel Sandro (PL). Celebrando a notícia em seu perfil no X (antigo Twitter), Sandro divulgou que a cerimônia ocorrerá às 17h do dia 28. O ex-presidente Bolsonaro, que deverá estar em Belo Horizonte, capital mineira, na referida data, ainda não comentou publicamente a homenagem.
Esta não é a primeira vez que Bolsonaro recebe tal distinção. Em agosto deste ano, o ex-presidente esteve em Goiânia para receber um título semelhante da Assembleia Legislativa de Goiás, uma homenagem que segundo a Lei estadual nº 20.498 também foi aprovada em 2019, a iniciativa naquela ocasião foi do então deputado Delegado Humberto Teófilo.