O ex-participante do reality show Big Brother Brasil, o empresário e influencer Eliezer, compartilhou com seus seguidores nas redes sociais que passou por uma cirurgia de ginecomastia, associada a uma lipoaspiração, para reduzir o tamanho de suas mamas. Eliezer já havia falado sobre o incômodo que sentia com essa parte de seu corpo e expressou sua satisfação com o resultado do procedimento. “O tamanho dos meus peitos sempre me incomodou e resolvi diminuir. Está tudo bem, já estou em casa, sem dores e me recuperando”, afirmou ele.
A ginecomastia, condição na qual há um aumento do tecido mamário ou gorduroso no tórax masculino, pode ser causada por diversos fatores como distúrbios hormonais, obesidade, uso de medicamentos e até mesmo neoplasias, como explicou o cirurgião plástico especialista, Antônio Pitanguy. Esta condição é mais comum do que muitos imaginam, em especial a pseudoginecomastia, que é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura, dando a aparência de mamas maiores.
Segundo Pitanguy, a cirurgia é recomendada quando há um desconforto significativo por parte do paciente. É essencial uma investigação para verificar a origem do aumento das mamas, já que as causas podem variar. O especialista também reforça que, apesar de não haver riscos específicos, é necessário uma avaliação clínica prévia para realizar o procedimento. Ainda segundo o médico, existem outros tratamentos que não envolvem cirurgias, como o uso de medicamentos para diminuir a quantidade de hormônios.