Estudo aponta novas competências necessárias no futuro do trabalho

O avanço tecnológico e o aumento do acesso digital estão transformando o mercado de trabalho, com um impacto significativo nas profissões existentes e na demanda por novas habilidades. De acordo com um relatório recente do Fórum Econômico Mundial, cerca de 23% das ocupações devem mudar nos próximos cinco anos. Além disso, enquanto 69 milhões de vagas podem ser criadas, 83 milhões correm o risco de extinção. Tais mudanças são reflexo da transformação socioeconômica acelerada pela pandemia de Covid-19 e pelo avanço de tecnologias de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT.

Ainda que muitos se preocupem com o futuro de suas profissões, o estudo também aponta para um crescimento promissor em determinadas áreas. As funções com maior perspectiva de crescimento estão relacionadas ao campo da tecnologia, digitalização e sustentabilidade, com destaque para o especialista em IA e aprendizado de máquina (machine learning), profissão apontada como a que mais deve crescer entre 2023 e 2027. Outros campos em ascensão incluem a sustentabilidade, a inteligência de negócios e a segurança da informação, com crescimento esperado, sobretudo, nos setores de educação, agricultura e comércio digital.

O estudo também evidencia a crescente demanda por especialistas em IA e big data. Segundo a pesquisa, 75% das empresas consultadas esperam adotar a inteligência artificial em seus negócios nos próximos anos, com 50% prevendo geração de empregos e 25% antecipando perdas. Destaca-se também a previsão de crescimento nas áreas de big data e computação em nuvem, segundo lugar em importância após plataformas e aplicativos digitais, educação e desenvolvimento de tecnologias de força de trabalho. Entretanto, o comércio digital é o setor com aposta de maiores ganhos absolutos em emprego, com expectativa de 2 milhões de novas funções digitais, como especialistas em e-commerce, transformação digital e estratégia de marketing digital.