Evidenciando os movimentos estratégicos da política brasileira, o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) está considerando mudar de partido, segundo informações do Estadão. Diz-se que o senador está insatisfeito com sua atual legenda devido à crescente proximidade da mesma com o governo do Presidente Lula, e, portanto, está avaliando a possibilidade de se juntar ao partido Novo.
A informação levantou vários debates e especulações entre os políticos de diferentes partidos. No entanto, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) expressou entusiasmo com a potencial troca de partido de Mourão. Segundo Girão, a adição de Mourão ao partido Novo agregaria valor e integridade, além de alinhar-se às premissas de liberalismo e conservadorismo nos costumes.
“Eu, particularmente, ficaria muito feliz em ter o general Mourão [no Novo]. Com a história dele, um homem culto, que tem procurado fazer um trabalho correto e ético dentro do Senado. É uma pessoa que tem os valores do Novo, princípios de liberalismo e conservador nos costumes. Agregaria muito ao partido, caso ele opte pela mudança”, disse Girão durante uma entrevista ao jornal paulista.
Mourão, apesar das crescentes especulações sobre sua potencial mudança de partido, optou por manter-se em silêncio sobre o assunto, desviando das perguntas com respostas curtas ou indiretas. Ao ser questionado pelo colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, sobre as declarações de Girão, o senador Hamilton Mourão se limitou a dizer: “Somos bons amigos” e não fez mais comentários sobre a questão.
A atual atmosfera volátil na política brasileira torna esses movimentos estratégicos ainda mais significativos. No entanto, até o momento, ainda não houve nenhuma confirmação oficial sobre a mudança de partido do senador Mourão. A continuação dessa história permanece sujeita ao desenrolar dos eventos políticos nos próximos dias.