Esfaqueamento em massa deixa um morto e dois feridos em prisão de Fulton

Um ataque violento registrado na penitenciária do condado de Fulton, nos Estados Unidos, resultou na morte de um detento e deixou outros dois feridos, segundo informou a porta-voz da polícia local, Natalie Ammons, à CNN na tarde desse último dia 31. O ocorrido foi rapidamente controlado e uma investigação foi deflagrada para apurar as circunstâncias do ataque. Os nomes dos envolvidos ainda não foram divulgados.

Esse episódio incrementa uma série de mortes ocorridas na instituição penal, alcançando o número de cinco apenas desde o final de julho deste ano. Houve nove mortes sob custódia no ano de 2023, mas os relatórios finais das autópsias ainda não foram divulgados para todos eles. Dessa forma, o ambiente na prisão, já tenso, tende a se tornar cada vez mais instável, aumentando os riscos para os detentos e funcionários.

As condições na prisão do condado já atraíram a atenção das autoridades anteriormente. Em função de relatos de violência e condições insalubres para os detentos, o Departamento de Justiça (DOJ) adjunto para Direitos Civis, Kristen Clarke, anunciou no mês passado a abertura de uma investigação sobre a situação do estabelecimento penal. Clarcke notificou evidências de que a unidade de saúde mental da prisão estava infestada de insetos, e que os reclusos se encontravam em estado de desnutrição, não recebendo cuidados básicos. Além disso, há também a preocupação com a possível discriminação contra detentos com deficiências psiquiátricas.