A Unidade Municipal de Ensino (UME) João Ramalho, localizada em Cubatão, na região litoral de São Paulo, foi fechada para uma investigação de saúde pública após a descoberta de um pombo morto em sua caixa d’água e a infestação de ratos na cozinha. Uma estudante e conselheira tutelar relataram a situação à Vigilância Sanitária, mas nenhuma ação aparente foi tomada. As aulas na escola foram inicialmente suspensas por precaução e agora foram adiadas até 11 de setembro, para permitir a elaboração de um laudo pela Vigilância Sanitária.
Porém, a Prefeitura de Cubatão negou a existência de qualquer infestação animal na escola, descrevendo a situação como pontual. Afirmaram que foram chamados para a escola apenas para consertar a caixa d’água que teria sido aberta devido ao vento. A Prefeitura também assegurou que a unidade escolar está recebendo adequações e melhorias necessárias, mas não entrou em detalhes.
Apesar da suspensão das aulas, a Secretaria de Educação Municipal garantiu que os conteúdos pedagógicos serão repostos de acordo com as necessidades de cada turma. A Prefeitura, por outro lado, não comentou a recomendação do Ministério Público de realocação dos estudantes para outras unidades escolares e provisão de transporte escolar adequado.