O retorno de Donald Trump às redes sociais, através de uma postagem na plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, causou um grande impacto e despertou o interesse de vários personagens significativos. A primeira pessoa a reagir à postagem de Trump foi o magnata da tecnologia Elon Musk, atual proprietário da plataforma. Musk expressou admiração pela enorme audiência alcançada por Trump em um curto intervalo de tempo após a postagem e destacou a eficácia da plataforma de mídia social em se comunicar de maneira rápida e eficiente.
Na sexta-feira, Trump postou uma imagem de seu “mug shot” do Condado de Fulton, relacionado à acusação de interferência eleitoral, junto com a legenda “Mug Shot – 24 de agosto de 2023. Interferência eleitoral. Nunca se renda! DonaldJTrump.Com.” O post, que representou a primeira atividade de Trump na plataforma desde janeiro de 2021, conquistou mais de um milhão de curtidas nas primeiras doze horas desde a sua postagem.
Elon Musk, que adquiriu e renomeou a plataforma para X, foi rápido em reconhecer o domínio de Trump da “marca” e estratégias de “newsjacking” em uma troca de comentários com outros usuários, respondendo “Verdadeiro” aos elogios feitos ao desempenho de marketing político de Trump. A reação de Musk gerou um debate significativo online, expondo a influência contínua de Trump na mídia e o papel potencial da plataforma X como uma ferramenta de discurso político.