O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfrenta quatro processos criminais em diferentes estados do país, formando um total de 91 acusações. Ainda assim, mantém-se firme na preparação para as eleições presidenciais de 2024, com forte apoio do Partido Republicano. Apesar da sombra legal que paira sobre ele, as acusações parecem estar beneficiando Trump dentro das primárias republicanas.
De acordo com o professor e analista de Relações Internacionais, Carlos Gustavo Poggio, em entrevista à CNN, o indiciamento do ex-presidente tem sido politicamente proveitoso. “A situação que nós temos atualmente é que esses indiciamentos todos, do ponto de vista político para o Trump, têm sido positivos”, afirmou Poggio. Este fenômeno ocorre em grande parte porque as acusações reforçam a narrativa, difundida pelo ex-presidente e seus correligionários, de que Trump é uma vítima do sistema judiciário.
Além disso, uma “mug shot” recente de Trump – um retrato de detenção tirado pela polícia – pode ter fortalecido essa narrativa e sua posição no partido. “Uma foto dessas confirma que ele é alguém perseguido pelo sistema. E é uma foto que serve para transformar o Trump num mártir dentro de parte expressiva do partido”, observou Poggio. Trump continua a cultivar essa imagem de “homem injustiçado”, inclusive usou a foto como propaganda em sua conta no Twitter. Ainda é incerto como a situação jurídica de Trump afetará sua campanha nas eleições presidenciais, mas até agora parece ter consolidado seu status de favorito muito antes das eleições de 2024.