Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, revelou o mais recente submarino do país, o Herói Kim Kun Ok, em uma cerimônia luxuosa. Descrito como o primeiro submarino do país capaz de transportar armas nucleares, o lançamento é visto como um avanço significativo nas capacidades nucleares da Coreia do Norte, de acordo com a mídia estatal.
O submarino recebeu o nome de um histórico militar naval norte-coreano. A capacidade de disparar armas nucleares de um submarino tem sido um objetivo de longa data da nação asiática.
Fotografias publicadas pela mídia estatal mostram Kim Jong-un em um estaleiro, cercado por oficiais da Marinha e em destaque ao lado do imenso submarino preto. O líder norte-coreano indicou que a embarcação será uma das principais ferramentas de “ofensiva subaquática” do país.
Entretanto, existem dúvidas se esse é de fato um submarino capaz de disparar armas nucleares. Especialistas sugerem que a embarcação é um submarino soviético modificado da era da Guerra Fria, levando alguns a apelidá-lo de “submarino Frankenstein”.
De acordo com analistas militares, o submarino parece ser um submarino da classe Romeo da era soviética. O debate se concentrando em se foi suficientemente modificado para transportar armas nucleares. Até agora, não foi demonstrada capacidade operacional concreta, já que o submarino só foi visto em um estaleiro, sem imagens mostrando que navegou ou lançou mísseis nuclear-capazes com sucesso.
Há também preocupações sobre as limitações do submarino, que supostamente pode ser ruidoso, lento e ter um alcance limitado. Se fosse operado, seu ruído do motor poderia torná-lo detectável para Coreia do Sul, Japão e EUA.
A Coreia do Norte tem muitos submarinos menores em seu arsenal, que embora não sejam capazes de disparar armas nucleares, possuem capacidades de ataque consideráveis.
Enquanto a Coreia do Sul expressou dúvidas sobre as capacidades do submarino, o Japão expressou preocupação com as atividades militares da Coreia do Norte. O secretário-chefe do Gabinete japonês, Hirokazu Matsuno, afirmou que a Coreia do Norte “representa uma ameaça mais grave e imediata à segurança de nosso país do que jamais existiu.”
Os Estados Unidos estacionaram um submarino armado com mísseis balísticos nucleares na Coreia do Sul em julho pela primeira vez em quatro décadas. A apresentação do Herói Kim Kun Ok ocorre antes dos 75 anos de fundação da Coreia do Norte e das expectativas de que Kim Jong-un irá visitar a Rússia para encontrar o presidente Vladimir Putin.
Analistas acreditam que a Coreia do Norte poderia usar a ocasião para solicitar a Moscou tecnologia avançada de armas.