Se você adora consumir conteúdo audiovisual online, mas não quer ou não pode arcar com os custos de uma assinatura de streaming, a Libreflix pode ser a sua nova melhor amiga. Totalmente gratuita e de código aberto, esta plataforma brasileira de streaming foi criada para oferecer uma alternativa independente aos canais de transmissão comerciais. Ao privilegiar uma cultura de compartilhamento livre, a Libreflix deixa públicos os métodos que foram utilizados para a sua criação, de modo que qualquer pessoa pode conferir como foi feito e, até mesmo, contribuir para a sua melhoria – um autêntico exemplo de inclusão digital.
Idealizada pelo brasileiro Guilmour Rossi, que se define como um ‘hacktivista’, essa iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema, documentários e outras produções audiovisuais, como séries e conteúdo infantil. A proposta é reunir disponibilizar gratuitamente, e sem infringir direitos autorais, material de qualidade para quem deseja consumi-lo. Por ser colaborativa, a plataforma permite que qualquer pessoa disponibilize conteúdo que já esteja disponível para visualização gratuita ou que cineastas independentes compartilhem seus trabalhos.
O acesso à LiIbreflix se dá diretamente pelo browser, de qualquer dispositivo, digitando o endereço Libreflix.org. Para melhor visualização, recomenda-se o uso dos navegadores Firefox ou Chromium. Para os usuários de Android, há um aplicativo, que, entretanto, não está no Google Play. Para instalar, é preciso baixar o arquivo do site e autorizar por um breve período a opção “Fontes desconhecidas”. A biblioteca de conteúdos inclui clássicos do cinema, produções nacionais, curtas-metragens e documentários. Destacam-se a série infantil ‘Castelo Rá-Tim-Bum’, curtas como ‘Eu Não Quero Voltar Sozinho’, clássicos como ‘Tempos Modernos’ de Chaplin, entre outros.