O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, pode estar prejudicando seu projeto de reforma na governança global com declarações polêmicas sobre o Tribunal Penal Internacional (TPI), segundo Laura Trajber Waisbich, diretora do programa de estudos brasileiros da Universidade de Oxford. Em entrevista ao Estadão, Waisbich afirmou que o Brasil não é o único país a questionar o funcionamento do TPI, mas há outras formas de levantar críticas.
Ela acredita que as declarações de Lula comprometem sua credibilidade e podem prejudicar os esforços brasileiros no cenário internacional.
Waisbich ressaltou que, apesar dos problemas em suas declarações, Lula continua sendo uma figura política influente com força política para fazer críticas mais incisivas. No entanto, é necessário que ele refine seu discurso e faça críticas embasadas, em vez de simples declarações polêmicas. Dessa forma, ele poderá contribuir de forma mais efetiva para os esforços de reforma do Brasil no âmbito multilateral e global.