A briga entre os irmãos Ciro e Cid Gomes, dois dos principais políticos do Ceará, ganhou um novo capítulo na terça-feira, 14, com a decisão de 43 prefeitos aliados a Cid se desfiliarem do PDT. Entre os prefeitos que se desfiliarão, destaca-se Ivo Gomes, irmão caçula de Ciro e Cid e prefeito de Sobral, cidade considerada há anos um reduto político dos Ferreira Gomes.
A debandada acontece após o recrudescimento da briga entre Cid e Ciro, cuja relação, nas próprias palavras de Ciro, está “a pior possível” neste momento.
O PDT já divulgou documento em que deixa claro que foi Ciro Gomes quem propôs a intervenção no Ceará, ocorrida em 27 de outubro, por meio da qual Cid foi afastado da presidência do diretório estadual e, posteriormente, reintegrado por decisão da Justiça.
Um ponto importante da briga política entre os irmãos diz respeito à aliança com o PT, desejada por Cid e rechaçada por Ciro.
As discordâncias acerca da aliança se refletem agora nos planos para as eleições municipais de 2024: enquanto o ex-governador Ciro Gomes apoia a reeleição de Sarto Nogueira (PDT) para a prefeitura de Fortaleza, o senador Cid Gomes busca contemplar um nome que seja do agrado do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) e do ex-governador e atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
Dentro do PT cearense, porém, há arestas a serem podadas e a disputa interna é intensa.
A deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins (PT) é categórica ao afirmar sua decisão de disputar novamente a prefeitura de Fortaleza e afirma que participará das prévias do partido: “Agora, Lula é presidente, Elmano é governador. Aí vou desistir da minha candidatura? Não tem o menor sentido, o menor cabimento e nem a menor possibilidade. Vou para o enfrentamento”, declarou Lins em entrevista no programa Focus Colloquium, do jornalista cearense Fábio Campos.
Além de Luizianne Lins, a deputada estadual Larissa Gaspar e o deputado estadual Guilherme Sampaio disputam internamente a vaga de candidato do Partido dos Trabalhadores à prefeitura de Fortaleza.
A briga entre Ciro e Cid Gomes pode gerar um efeito cascata nas eleições municipais de 2024 no Ceará. Se Cid Gomes conseguir atrair os prefeitos desfiliados do PDT para o PT, a sigla terá uma força significativa em Fortaleza e em outras cidades do estado.
A situação ainda está em aberto, mas é certo que a briga entre os irmãos Gomes será um dos temas mais comentados na política cearense nos próximos meses.