Um revoltante caso de maus-tratos a animais foi registrado recentemente em Marília, São Paulo. Um vídeo de câmera de segurança divulgado na internet mostrou um carteiro, de 45 anos, agredindo um cachorro durante uma entrega. O vídeo causou imensa indignação entre os internautas, gerando fortes críticas à conduta do funcionário dos Correios.
O pequeno cão foi visto levando um chute no focinho após se aproximar do carteiro. O animal estava latindo e parecia ameaçar morder o homem, porém, não chegou a atacá-lo antes de ser atingido pelo chute. Após a agressão, o cachorro se contorce, tenta correr e parece ficar desnorteado. Segundo a tutora do animal, o cão sofreu uma inflamação no crânio após a agressão e precisou ser medicado.
A repercussão do caso levou os Correios a se manifestarem oficialmente. A estatal informou que não compactua com qualquer tipo de agressão, entrou em contato com a tutora do animal se colocando à disposição, e iniciou um processo administrativo contra o carteiro envolvido. Dependendo da apuração da conduta do empregado, as medidas tomadas podem variar desde uma simples advertência até a demissão. Os Correios destacaram ainda que são valorizadas a cortesia e o respeito em todos os relacionamentos e que treinam periodicamente seus funcionários sobre como lidar com animais durante o expediente.