Brasil

Câmara dos Deputados vota pelo arquivamento de processo contra Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética

Câmara dos Deputados vota pelo arquivamento de processo contra Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados arquivou, na terça-feira (12), processos contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por desentendimento com o deputado Marcon (PT-RS). A representação havia sido apresentada pelo PT após discussão entre os parlamentares.

A decisão pelo arquivamento foi aprovada por 12 votos favoráveis e um contrário ao parecer do deputado Josenildo (PDT-AP), que justificou sua posição alegando que Eduardo Bolsonaro agiu sob o calor da emoção, após ter um membro de sua família ofendido por Marcon.

O incidente ocorreu em 19 de abril, quando, durante encontro da Comissão de Trabalho, Marcon questionou a facada contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2018, afirmando que o ataque foi forjado. Eduardo Bolsonaro se exaltou e ameaçou Marcon: “Te enfio a mão na cara e perco meu mandato”.

O relatório tinha sido lido em 5 de setembro, mas o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) pediu prorrogação, alegando que Eduardo deveria estar presente no colegiado para falar sobre o ocorrido, considerando a reação do parlamentar “muito violenta”. No entanto, o deputado Cabo Gilberto (PL-PB) justificou a ausência de Eduardo Bolsonaro devido a um problema no voo de São Paulo para Brasília.